Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2003 - 13h47

Ex-presidente da WorldCom e cinco diretores são processados nos EUA

Publicidade

da Folha Online

O procurador geral de Oklahoma divulgou hoje que está processando criminalmente o ex-presidente da WorldCom, atual MCI, o executivo Bernie Ebbers, e outros diretores da empresa por terem violado as leis do Estado fornecendo informações falsas aos investidores.

É a primeira ação criminal contra Ebbers. Outros executivos que já deixaram a companhia também estão sendo processados, como o chefe de finanças, Scott Sullivan, que já havia sido acusado anteriormente.

A WorldCom, que adota o nome MCI hoje, registrou o maior escândalo financeiro do ano passado após a divulgação de um escândalo que envolveu o desvio de US$ 11 bilhões.

A acusação foi apresentada na Corte Distrital de Oklahoma inclui pelo menos outros quatro diretores da companhia.

"Alegamos que a companhia e esses seis empregados criaram um esquema artificial para inflar os preços dos bônus e das ações com a intenção de apresentar falsas informações a Securities and Exchange Commission (a comissão que regula o mercado de ações dos EUA)", disse o procurador geral, Drew Edmondson.

Segundo o procurador, analistas e investidores, incluindo o Estado de Oklahoma, usaram essas informações quando tomaram decisões de investimento.

Os advogados de Ebbers e Sullivan não comentaram imediatamente o ocorrido.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página