Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2003 - 16h12

Schincariol vira Nova Schin, fica mais cara e briga com AmBev

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A cerveja Schincariol passará a ser chamar Nova Schin. A campanha publicitária já começa a ser apresentada ao público na segunda-feira em campanha de rede nacional em meio a uma guerra entre as gigantes do mercado de bebidas. A Ambev --dona das marcas Skol, Brahma e Antarctica-- e a Schincariol travam uma disputa judicial envolvendo o filme publicitário da Nova Schin.

A Schincariol reivindicou ontem ao Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) a punição da Ambev, que teve acesso ao filme da campanha da companhia antes dela ir ao ar.

Segundo a Schincariol, a Ambev quebrou as regras do Código Civil, da lei de propriedade industrial e do próprio Conar ao se apropriar de uma "obra inédita e sigilosa". O Conar ainda não se pronunciou.

A reação da Schincariol ocorreu logo após a Ambev obter uma ação na Justiça que mandava a empresa tirar do ar um filme publicitário que utilizava uma tartaruga para ironizar as campanhas das cervejas que usam mulheres bonitas e animais para vender bebida. A propaganda deixou de ser transmitida.

"Foi uma ação pouco inteligente [da Ambev]. Mas eu torcia por uma reação dessa. Quando uma gigante como a Ambev passa a se preocupar com um concorrente, nosso trabalho é reconhecido", disse o presidente da Fischer América Comunicação Total, Eduardo Fischer, responsável pela campanha da Schincariol.

Zeca Pagodinho

O cantor Zeca Pagodinho será o protagonista da nova campanha da Schincariol, que passa a ser exibida a partir de segunda-feira. O filme também conta com a participação de Luciano Huck, Aline Moraes, Fernanda Lima e Thiago Lacerda.

No filme, um consumidor comum é convencido a experimentar a Nova Schin. Ao coro de "experimenta", Zeca Pagodinho também se rende ao apelo do público e experimenta a nova cerveja.

A verba anual de marketing do grupo Schincariol é de R$ 120 milhões para o período 2003-2004.

Reposicionamento

Depois de passar dois anos pesquisando uma nova fórmula de cerveja, o grupo Schincariol pretende reposicionar a Nova Schin, que deve sair da categoria de cervejas price (escolhidas pelo preço) e passar a concorrer com as líderes de mercado, como Skol e Kaiser.

Com isso, o preço da Nova Schin, que hoje é inferior ao dos concorrentes, será elevado.

A empresa ainda não divulgou os novos valores, mas informou que os atuais preços, hoje cerca de 20% mais baratos, deverão ser equiparados aos das marcas líderes. Já a Glacial se transformará na cerveja de preço popular do grupo Schincariol.

O grupo Schincariol pretende aumentar em 50% sua participação no mercado de cervejas de 600 ml no prazo de três anos, passando de 9,9% para 15%. Até dezembro, o grupo quer ganhar mais 1 ponto de participação neste segmento de mercado.

A previsão da empresa é fechar o ano com um faturamento de R$ 1,2 bilhão, ou seja, um aumento de 20% em relação ao desempenho de 2002.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página