Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2003 - 19h34

Propostas para licitação de caças poderão ser atualizadas a partir de outubro

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O governo deverá pedir em outubro uma atualização das propostas dos concorrentes para a licitação de compra de 12 a 24 caças do programa FX que substituirão os caças supersônicos sucateados da (FAB) Força Aérea Brasileira.

O prazo é uma "expectativa" do ministro da Defesa, José Viegas. Ele informou que participantes terão o prazo de 60 dias para apresentarem suas atualizações para que o processo seja analisado pelo Conselho de Defesa Nacional no próximo ano.

A previsão do ministro, no entanto, não significa ainda uma retomada do processo de licitação, apenas a criação de condições para que a licitação ocorra sem maiores atrasos no cronograma assim que a decisão política sobre a compra for tomada.

No início do ano, o governo decidiu postergar para 2004 a compra dos caças sob o argumento que o início do governo seria caracterizado pelo combate à fome, e por isso deveria concentrar recursos nessa área.

O projeto envolve recursos da ordem de US$ 760 milhões, que podem ser financiados ao longo dos anos. O orçamento de 2004, divulgado ontem, destina R$ 141,77 milhões para a aquisição de aeronaves.

A Aeronáutica conta hoje com 18 caças Mirage com possibilidade de uso até 2005. Eles fazem o trabalho de interceptação aérea, mas atuam com equipamentos desatualizados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página