Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2003 - 19h05

Souza Cruz divulga lista dos "ingredientes" do cigarro

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A Souza Cruz, maior fabricante de cigarros do país, divulgou hoje, em seu site, "a lista completa de ingredientes adicionados ao fumo e dos constituintes da fumaça".

A companhia diz que o objetivo é "tornar mais acessível as informações sobre o produto e eliminar crenças de que ingredientes nocivos são adicionados na fabricação do cigarro". São 134 substâncias citadas.

Atualmente, os cigarros comercializados legalmente no país são obrigados pelo governo a trazer algumas mensagens nos maços, como "Fumar causa infarto do coração", "Fumar na gravidez prejudica o bebê", "Fumar causa câncer de pulmão", "Fumar causa impotência sexual" e "Em gestantes, o cigarro provoca partos prematuros, o nascimento de crianças com peso abaixo do normal e facilidade de contrair asma".

O curioso é que a Souza Cruz lista os produtos usados na fabricação e os alimentos e bebidas em que também são encontrados.

Exemplo: o ácido cítrico é um ingrediente presente no cigarro, bem como no tomate, abacaxi e frutas cítricas, segundo a Souza Cruz.

Em comunicado, a empresa diz ser "a primeira vez no mundo que uma empresa do grupo British American Tobacco, ou qualquer outra indústria do setor, torna pública tais informações".

Logo após ter acesso à lista da Souza Cruz, a reportagem tentou ouvir a Philip Morris, dona da marca Marlboro, e principal concorrente da Souza Cruz. No início da noite, a assessoria de imprensa não foi encontrada, e a reportagem foi orientada a ligar amanhã.

Para ter acesso à lista da Souza Cruz, clique aqui.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página