Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2003 - 21h07

Embraer vai a "território inimigo" tentar vender avião para Air Canadá

Publicidade

CINDY CORRÊA
da Folha Online

O conflito Brasil/Canadá, despertado pela concorrência mundial entre Bombardier e Embraer, não é uma barreira para a companhia brasileira. A Embraer está nesta semana em território do inimigo tentando demonstrar para a Air Canada, que o melhor negócio para a sua ampliação de frota são os aviões brasileiros.

Participam também da concorrência a Boeing, a Bombardier e a Airbus, segundo o jornal canadense Globe & Mail.

Essa concorrência da Air Canada, que pode chegar até a 85 aviões com configuração de 70 até 110 assentos, faz parte de uma análise que está sendo desenvolvida pela Star Alliance de compra global de até 200 aviões.

A Star Alliance é uma parceria de empresas aéreas de todo o mundo, incluindo a Air Canada e a Varig, com o objetivo de conseguir redução nos custos da compra da frota das empresas do grupo.

Essa compra sindicalizada da Star Alliance tem alimentado os sonhos das indústrias do setor. Segundo o jornal canadense, a expectativa é que a encomenda chegue até US$ 9 bilhões e seja dividida para duas empresas.

A Air Canada está reestruturando sua frota e o tamanho dos aviões para tentar recuperar a lucratividade. A empresa canadense que esteve perto da concordata adquiriu a Canadian em 2000 passando a controlar 70% do mercado.

Apesar disso, como a falta de esforços de redução de custo -- o governo impediu a realização de cortes de pessoal -- a empresa está em uma situação financeira delicada.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página