Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2003 - 12h25

Disputa entre sócios desvaloriza ação da Brasil Telecom, diz Animec

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online

Os acionistas minoritários estão pagando a conta da disputa societária que envolve o controle da operadora de telefonia fixa Brasil Telecom.

Segundo a Animec (Associação Nacional de Investidores do Mercado de Capitais), as ações da empresa poderiam se valorizar caso a disputa entre os sócios --Opportunity, Telecom Italia e fundos de pensão liderados pela Previ (Banco do Brasil)-- fosse resolvida e a empresa pudesse ampliar sua área de atuação e entrar na telefonia celular.

"A realidade, porém, mostra exatamente o mercado penalizando o papel, devido aos conflitos de longa data", diz a Animec em nota publicada hoje. "Os acionistas não controladores --minoritários-- estão pagando esta conta pela má-precificação do mercado. Obviamente o foco dos controladores é direcionado para a disputa, quando deveriam se concentrar nos negócios da empresa."

A associação diz que os órgãos ligados ao setor --Anatel e Ministério das Comunicações--, assim como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), deveriam intervir na disputa em favor dos acionistas minoritários, "os verdadeiros donos da Brasil Telecom."

Segundo a associação, 80% da empresa está nas mãos dos minoritários, o que representa mais de 2,2 milhões de acionistas.

"A governança corporativa, prática moderna que disciplina a relação entre a companhia, seus controladores e acionistas não está sendo respeitada", diz a Animec.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página