Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2003 - 18h38

CUT pede para Lula pacote emergencial contra desemprego

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) enviou hoje uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo a criação de um pacote emergencial contra o desemprego.

A decisão de pedir a criação de medidas para aliviar o desemprego foi tomada depois da divulgação das últimas pesquisas de emprego.

Na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, a taxa de desemprego passou de 19,7% em julho para 20% em agosto. Essa é a maior taxa registrada para o mês de agosto desde 1985, quando a pesquisa da Fundação Seade/Dieese começou a ser feita.

Pela pesquisa divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego no país voltou a subir e atingiu em agosto o patamar recorde de 13%.

O presidente da CUT, Luiz Marinho, disse que a economia brasileira precisa crescer para melhorar a situação do emprego no país.

O sindicalista defendeu a adoção de medidas emergenciais para aliviar os efeitos do desemprego nas maiores cidades do país.

Entre as medidas que poderiam ser adotadas está a criação de frentes de trabalho nos grandes centros urbanos.

Marinho afirmou que as frentes de trabalho poderiam utilizar a mão-de-obra de desempregados em obras emergenciais, como saneamento básico e obras de infra-estrutura.

Leia mais
  • Veja íntegra da carta enviada a Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página