Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2003 - 11h44

Presidente da HP lidera lista das mulheres mais poderosas

Publicidade

da Folha Online

A presidente da Hewlett-Packard, Carly Fiorina, foi eleita a mulher mais poderosa e influente do mundo dos negócios, segundo um ranking da revista norte-americana "Fortune". É o sexto ano consecutivo de Carly na liderança.

Embora a lista apresente sempre mais mulheres que conseguiram postos de destaque, o ranking das 50 mulheres mais poderosas do mundo mostra que cada vez mais elas deixam cargos importantes para cuidar da família ou se dedicar à vida acadêmica.

Segundo a pesquisa, 20 mulheres deixaram suas posições de prestígio nos últimos cinco anos. Os editores da revista dizem que muitas mulheres já não querem mais ser como Carly Fiorina.

O ranking da "Fortune" leva em conta quatro critérios para avaliar se uma mulher é realmente superpoderosa: a importância e o tamanho da empresa onde a executiva trabalha, o desenvolvimento da carreira, a influência na companhia e sua capacidade de mudar costumes da sociedade.

As outras mulheres que ocupam a lista das cinco mais poderosas são: Meg Whitman, presidente da eBay; Andrea Jung, presidente da Avon Products; Anne Mulcahy, presidente da Xerox e Marjorie Magner, presidente do Global Consumer Group do Citigroup.

A lista inclui 10 novas líderes que entraram para o grupo. Elas ocupam a presidência ou a diretoria de grupos de entretenimento, vestuário e farmacêutico.

Um dos destaques é Linda Dillman, chefe de informática da rede Wal-Mart, que ocupa a posição 28. Linda lidera uma área normalmente dominada por homens. Além disso, a rede Wal-Mart está sendo processada por funcionárias que acusam a empresa de discriminar as mulheres na hora da promoção.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página