Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2003 - 17h25

Índice Bovespa sobe pelo sexto dia e fica perto dos 18 mil pontos

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, fechou em alta pelo sexto dia seguido. O índice subiu 1,92% hoje e terminou o pregão com 17.804 pontos, maior patamar de pontuação desde 29 de janeiro de 2001.

A última vez que o Ibovespa atingiu 18 mil pontos foi em 29 de março de 2000. O recorde histórico de pontuação da Bolsa também não está longe: foi atingido em 27 de março de 2000, data em que chegou a 18.951 pontos.

A busca dos investidores por maior rentabilidade tem impulsionado os negócios na Bovespa.

Os quatro cortes nos juros promovidos pelo Banco Central nos últimos quatro meses, de 26,5% para 20% ao ano, diminuíram a remuneração paga pelos títulos públicos.

Com isso, está havendo um movimento de migração de recursos da renda fixa (títulos públicos) para ações. Outro fator que está favorecendo a Bolsa e a entrada de recursos estrangeiros nesse mercado.

Rumores de que a classificação de risco do Brasil pode ser melhorada também geraram otimismo no mercado hoje. Segundo analistas, esses rumores foram intensificados após encontros do diretor de Política Monetária do Banco Central, Luiz Augusto Candiota, com agências de classificação de risco.

Com a alta de hoje, os ganhos do Ibovespa em 12 meses já superam 100%.

O movimento financeiro somou R$ 1,593 bilhão. Trata-se do maior giro, sem considerar datas com operações especiais, desde 13 de janeiro de 2000, quando a Bolsa teve negócios no valor de R$ 1,760 bilhão.

Leia mais
  • Entenda como é composto o índice da Bovespa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página