Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2000 - 19h25

União Européia terá transição suave para nova economia

Publicidade

da Reuters, em Bruxelas

O comissário responsável por analisar a concorrência na União Européia, Carlo Monti, declarou que reguladores se empenharão em assegurar uma suave transição para a chamada nova economia, representada pela Internet e setores a ela relacionados na região.

Monti tem sido criticado, em particular nos Estados Unidos, por impor rígidas condições à aprovação de fusões no setor tecnológico e por impedir a tomada de controle da Sprint Corp pela gigante de telecomunicações WorldCom Inc.

Alguns acusaram-no de compreender mal o funcionamento desses novos mercados, aplicando medidas inadequadas no julgamento do efeito das fusões sobre a concorrência.

"Vejo a nova economia como potencial aliada para a competição", declarou Monti durante uma conferência sobre legislação antitruste realizada no Fordham Corporate Law Institute, em Nova York, de acordo com um comunicado sobre a palestra divulgado na sexta-feira Bruxelas.

"A constante realocação de recursos de firmas ou setores decadentes para a emergentes representa o bom funcionamento da economia de mercado. É fundamental que sua reestruturação ocorra de maneira não traumática."

Contudo, Monti alertou sobre os perigos da concentração em um mercado não sujeito à atividade regulatória.

"Até o poder de mercado temporário pode causar preocupação, particularmente quando ele tem impacto negativo nos níveis de inovação e de escolha para o consumidor em determinado setor."

"Nosso trabalho é de tentar antever as consequências de determinada operação e agir quando ela puder prejudicar a concorrência. Complexidade e incerteza são razões para agirmos", concluiu Monti.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página