Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2003 - 16h16

Coutinho diz que PPP precisa oferecer retorno mínimo de 9% ao ano

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O economista Luciano Coutinho disse que as PPP (Parcerias Público-Privada) precisam oferecer ao investidor uma taxa de retorno mínima de 9% ao ano. Segundo ele, os investimentos em infra-estrutura já oferecem uma taxa de retorno que gira entre 12% e 18% ao ano.

"Os fundos de pensão têm uma obrigação fiduciária e precisam de investimentos com taxas de retorno mais altas, entre 12% e 18%. É difícil conseguir essas taxas por um período muito longo. Um retorno de 9% e 10% por um período longo é muito satisfatório", disse ele depois de participar de debate no 24º Congresso Brasileiro de Fundos de Pensão.

Taxa de juros real

Coutinho disse que a taxa Selic deve manter uma trajetória de queda nos próximos meses, que vai puxar para baixo o juro real da economia.

"A taxa real de juros nesse ano deve ficar entre 12% e 13%. É uma taxa alta. A perspectiva para que a taxa real de juros caia para 8,5% em 2004 e para 7,5% e caminhando para 6% é algo perfeitamente alcançável no espaço de 2,5 anos e 3 anos", disse Coutinho.

No entanto, o economista afirmou que a redução da taxa real para 6% ao ano exige a manutenção de uma política econômica consistente.

"Há um caminho a percorrer que exige coerência e competência. Creio que com o custo de capital se situando em 6% e 8%, será possível remunerar investimento de longo prazo que tenham taxa de retorno superiores. Por isso o investimento de retorno precisa ser superior a 9% para ficar compatível com o custo de capital", afirmou ele.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página