Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2003 - 10h02

Desemprego em alta provoca queda nas Bolsas européias

Publicidade

da Folha Online

O aumento do desemprego na França e a estabilidade nas vendas no varejo alemão estão provocando a queda dos índices das Bolsas européias. Os investidores temem que as economias do continente não consigam crescer neste ano.

A taxa de desemprego da França ficou em 9,7% em setembro --a mais alta desde abril de 2000. Em agosto, a taxa foi de 9,6%.

O número está acima da leitura dos outros países que utilizam o euro como moeda oficial. Na média, o desemprego atinge 8,8% da PEA (População Economicamente Ativa). Na Bolsa de Paris, a queda é de 0,76%.

Já as vendas no varejo alemão ficaram estáveis em setembro, mostrando que o consumidor local está com receio de efetuar novos gastos.

As ações dos principais varejistas alemães, como a Hagen, que vende cosméticos, e a loja de departamentos KarstadtQuelle estão em queda de 0,6% e 0,4%, respectivamente. A Bolsa de Frankfurt opera em baixa de 0,08%.

Uma das poucas exceções de hoje é a Bolsa de Amsterdã, que apresenta alta de 0,16%. As ações do banco ABN Amro estão em alta de 2,3%. A companhia divulgou que teve uma alta nos lucros de 41% no terceiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado.

As outras Bolsas européias, no entanto, seguem a tendência de Paris e Frankfurt. A Bolsa de Londres opera em baixa de 0,40%. Os números dos outros mercados europeus são os seguintes: Madri (-0,36%), Milão (-0,04%) e Suíça (-0,45%).

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página