Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2003 - 08h21

Imposto menor pode não incidir na compra de automóveis

Publicidade

ADRIANA MATTOS
da Folha de S. Paulo

Quem for às revendas de automóveis agora pode ficar sem o benefício da redução no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), determinado em acordo entre a indústria e o governo.

Na prática, até o dia 30 de novembro seria possível comprar um carro novo sem pagar o imposto, mas concessionárias da Volkswagen, Fiat e GM (General Motors) confirmam que, dependendo do modelo, o incentivo pode não ser aplicado à compra.

Isso ocorre porque, como houve aumento na demanda e como há fábricas em greve --com a linha de produção parada--, o estoque das lojas tem se reduzido.

Portanto, é possível que o modelo escolhido pelo cliente não seja encontrado nas concessionárias. Com isso, é preciso fazer um pedido à fábrica. Como esse processo leva um certo tempo, o carro pode chegar nas mãos do cliente só em dezembro.

"O problema todo é que há certos modelos, como alguns populares, que já são mais difíceis de encontrar em determinada cor ou com certo acessório. Aí tem de pedir para a fábrica e ninguém fabrica carro da noite para o dia", afirma Carlos Palazzini, sócio da Anhembi, uma das maiores lojas da GM em São Paulo.

No último final de semana algumas revendas começaram a informar os clientes a respeito da possibilidade de que a venda a ser feita não englobe o benefício do IPI menor. A Hpoint, da Honda, na zona oeste de São Paulo, fez isso.

Na Zamora, revenda da Volkswagen, o sócio Elias Monteiro diz que, com a greve na unidade da empresa no ABC paulista, deve ficar mais complicado conseguir alguns modelos de carros nas próximas semanas. "É a greve que me preocupa mais", diz ele.

No caso da venda direta, a situação é mais delicada. Quando o consumidor compra o carro direto da fábrica (taxistas podem adquirir o automóvel assim), a entrega pode levar de 30 a 40 dias.

Segundo a gerência da Milano, concessionária da Fiat, as lojas já estão trabalhando com um prazo menor, mas mesmo assim, se a compra for feita a partir de meados deste mês, a redução do IPI já não deve atingir essa compra, informa a loja.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página