Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2003 - 20h54

Bolsa de NY nomeia candidatos para novo conselho

Publicidade

da Folha Online

O chairman interino da Bolsa de Valores de Nova York, John Reed, nomeou hoje oito candidatos para um novo conselho independente que substituirá o atual, que foi amplamente criticado pelas práticas de governança e pela remuneração de seu ex-chairman Richard Grasso.

Entre os nomeados estão Madeleine Albright, ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, e Herbert Allison, chairman do fundo de pensão TIAA-CREF.

Reed solicitou aos membros da Bolsa de Nova York que cortem os mais de 20 diretores do conselho atual e os substituam por um conselho menor, composto em grande parte por um grupo escolhido por ele de ex-presidentes executivos, sem ligação com a Bolsa.

Segundo Reed, foi pedido a todos os membros do conselho atual que peçam demissão, e a maior parte já o fez.

Pelas propostas, a Bolsa terá um conselho de oito membros e mais um outro "conselho de executivos" com cerca de 20 pessoas --entre as quais representantes de firmas de Wall Street, especialistas e outras partes interessadas.

Mercado

Wall Street teve um dia de queda enquanto os investidores aguardam a divulgação da taxa de desemprego de outubro dos Estados Unidos, que será anunciada na sexta-feira.

Hoje, a pesquisa do Departamento de Comércio que mostrou um aumento de 0,5% nas encomendas das indústrias norte-americanas em setembro não foi suficiente para elevar o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York.

No encerramento dos negócios, o Dow Jones teve baixa de 0,18% e terminou aos 9.820 pontos. O Standard & Poor's 500 teve baixa de 0,14%. Já a Bolsa Nasdaq teve leve alta de 0,07%.

As ações da Priceline.com, companhia de turismo que opera na Internet, tiveram queda de 24% após a empresa ter informado que reduziu sua meta de faturamento e lucros para o quarto trimestre.

O dia também não foi bom para o Prudential Financial, uma das maiores seguradoras dos EUA. Os papéis caíram 3,9%. Sete funcionários da unidade Prudential Securities estão sendo investigados sob suspeita de fraude nos fundos mútuos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página