Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2003 - 12h07

Projeto que cria PPP será enviado amanhã ao Congresso, diz Mantega

Publicidade

CAMILO TOSCANO
da Folha Online, em Brasília

O projeto de lei que regulamenta a PPP (Parceria Público-Privada) será enviado nesta quarta-feira ao Congresso. A informação foi dada nesta terça pelo ministro do Planejamento, Guido Mantega.

De acordo com o ministro, os detalhes finais do projeto serão acertados com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

"O projeto de PPP será entregue amanhã ao Congresso. O cerne do projeto é permitir que o setor privado faça investimentos em infra-estrutura", disse Mantega.

Segundo o ministro, o projeto prevê a criação de um fundo para garantir o cumprimento dos contratos firmados com a iniciativa privada. Ele não detalhou como serão formados esses fundos, mas disse que serão constituídos por ativos, ações e recebíveis do governo.

As Parcerias Público-Privadas serão voltadas para projetos nos setores de transportes (rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e complexos logísticos), energia (petróleo, gás, distribuição, transmissão e geração de energia elétrica), saneamento básico (captação, tratamento e distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto), habitação e recursos hídricos (captação de água e irrigação).

O projeto de PPP foi criado como uma alternativa à falta de recursos públicos para tocar obras de infra-estrutura no país. Na PPP, a iniciativa privada realiza uma obra e o governo remunera parte do investimento.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página