Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2003 - 16h55

Funcionários da Volks rejeitam proposta de reposição de greve

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Os funcionários da Volkswagen de São Bernardo (ABC paulista) rejeitaram a proposta da montadora para reposição dos dias parados durante a greve. Os 14.778 funcionários da unidade terão de repor de sete a dez dias, dependendo do setor, para compensar as perdas provocadas pela greve iniciada no dia 28 de outubro e encerrada na segunda-feira.

A diretora de assuntos corporativos da Volks, Junia Nogueira de Sá, disse que a rejeição surpreendeu a montadora. "Foi uma surpresa", disse ela referindo-se ao resultado da assembléia que recusou a proposta de reposição dos dias parados na greve.

Segundo ela, a proposta havia sido negociada em conjunto pela montadora e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

O vice-presidente do comitê mundial de funcionários da Volks, Wagner Santana, disse que a proposta da montadora previa a compensação por meio de trabalho aos sábados e nas sextas-feiras das semanas de quatro dias de jornada.

Segundo o vice-presidente do comitê mundial de funcionários da Volks, Wagner Santana, a proposta da montadora previa a compensação por meio de trabalho aos sábados e nas sextas-feiras das semanas de quatro dias de jornada.

No entanto, os funcionários querem deixar o sábado fora da compensação de trabalho. "Muitos trabalhadores entram às 22h e saem às 6h. Esses entrariam no sábado à noite e sairiam só no domingo, o que prejudicaria todo o final de semana", disse Santana.

Segundo ele, os empregados da Volks esperam pela apresentação de uma nova proposta de reposição da greve.

Os funcionários da Volks retornaram segunda-feira ao trabalho depois que o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) determinar que a empresa pagasse 18,01% de reajuste salarial, ou seja, o mesmo índice obtido pelos empregados DaimlerChrysler, Ford e Scania.

O reajuste de 18,01% corresponde à reposição da inflação (15,7%) e mais o pagamento de um aumento real de 2%.

Convocação

A Volks convocou os funcionários de São Bernardo para trabalhar amanhã. O dia seria de folga, já que a fábrica está com a semana reduzida de quatro dias de trabalho.

A montadora também chamou os funcionários para trabalhar no sábado da próxima semana, dia 22.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página