Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2003 - 19h21

Bolsa de NY e Nasdaq desabam com vendas fracas no varejos dos EUA

Publicidade

da Folha Online

A Bolsa de Nova York e a Nasdaq fecharam em baixa com a forte queda dos papéis do setor de tecnologia, especialmente após a divulgação de dados pouco animadores sobre as vendas no varejo.

A Bolsa de Nova York encerrou a sexta-feira com baixa de 0,70% no índice Dow Jones, que terminou aos 9.768 pontos, e com baixa de 0,76% no índice Standard & Poor's 500. A Bolsa Nasdaq teve baixa de 1,89%.

As vendas no varejo caíram 0,3% em outubro para US$ 318,5 bilhões após uma queda revisada de 0,4% em setembro, segundo o Departamento de Comércio do país. Foi o segundo mês de queda do consumo no país.

Em outra pesquisa, os preços ao produtor tiveram alta de 0,8% puxado especialmente pelo aumento do valor dos veículos.

O último dado levado em conta pelos analistas foi o crescimento de 0,2% da produção industrial dos EUA. O número foi divulgado pelo Federal Reserve (o Banco Central norte-americano).

Os bons números das indústrias farmacêuticas ajudaram a equilibrar as Bolsas e impedir uma queda mais acentuada dos índices.

O setor espera que o Congresso norte-americano aprove uma legislação que eleve os gastos do governo com idosos e deficientes. Com isso, o consumo de medicamentos deve ser incentivado.

A boa notícia fez as ações da Johnson & Johnson subirem 3,9%. Os papéis da Pfizer, Merck e Bristol-Myers Squibb avançaram 1,9%, 2,3% e 2,5%, respectivamente.

As ações da BEA Systems escorregaram 9,2% após a companhia ter divulgado que os lucros no último trimestre subiram 17%, mas que os ganhos com a venda de licenças de software caíram e ficaram abaixo do esperado pelos analistas.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página