Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2003 - 17h41

Lula faz apelo para que iniciativa privada invista em infra-estrutura

Publicidade

PATRICIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez hoje um apelo para que a iniciativa privada invista em infra-estrutura.

"Confiamos que o setor privado possa atravessar a ponte e se unir aos esforços do governo na construção da infra-estrutura capaz de inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento", afirmou.

Segundo ele, as reformas da Previdência e tributária incluem, entre outros propósitos, o de ampliar a margem de autonomia na formulação de políticas púbicas e de desenvolvimento, mas "sozinho, o Estado não tem fôlego para reverter a bola de neve orçamentária e social", por isso considera decisiva a Parceria Público-Privado (PPP) proposta pelo governo.

Exemplo da incapacidade do governo de investir na infra-estrutura indispensável para fazer o país crescer estaria, segundo Lula, nos investimentos previstos para 2004 em saneamento básico, cerca de R$ 6 bilhões, que mesmo representando 20 vezes o que foi aplicado em 2002 ainda está longe do necessário para universalizar o saneamento (R$ 42 bilhões).

"O país não quer, não pode e não vai abdicar do desenvolvimento", disse o presidente ao defender a "reconciliação entre o equilíbrio macroeconômico e a justiça social".

O presidente reconheceu que o país enfrenta hoje déficits de infra-estrutura em áreas cruciais: 83 milhões de brasileiros vivem em regiões sem saneamento, 42% das residências não tem água tratada e falta coleta de lixo em mais de 70% das habitações do Norte e Nordeste.

O presidente participou hoje de seminário sobre o desenvolvimento na América Latina e no Caribe.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página