Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2003 - 07h42

Dólar desvalorizado derruba Bolsas asiáticas

Publicidade

da Folha Online

A Bolsa de Tóquio fechou em baixa. O índice Nikkei teve queda de 0,80% a 10.326,39 pontos.

As ações das montadoras, como a Toyota e Honda, registraram queda por conta da desvalorização do dólar em relação ao iene.

O dólar foi negociado a 108,64 ienes em Tóquio --queda de um iene em relação ao valor de ontem.

Para os investidores, o dólar desvalorizado prejudica os ganhos das companhias que exportam para os Estados Unidos, pois os lucros ficam mais magros quando convertidos da moeda norte-americana para o iene.

Além das montadoras, a maior financeira do Japão, a Takefuji, apresentou queda de 10,78% nas ações. Ontem, o presidente da companhia foi preso. Ele é suspeito de estar envolvido em um esquema de grampos de conversas telefônicas para benefício próprio. Com a queda da Takefuji, a maioria dos papéis do setor financeiro fechou em baixa.

A Bolsa de Hong Kong fechou em baixa pelo segundo dia. O índice Hang Seng teve queda de 0,41% a 12.361,18 pontos.

Embora tenha fechado em baixa, as ações das companhias chinesas foram as que mais se destacaram. Os papéis da PetroChina, por exemplo, subiram 3,23% por conta do crescimento econômico chinês.

Na Coréia do Sul, a Bolsa fechou em leve alta de 0,07%. Os mercados também estão sendo afetados pela desvalorização do dólar. As ações da Hyundai e da LG Electronics tiveram queda de 0,52% e 1,29%, respectivamente.

Uma das exceções foi a Bolsa de Cingapura, que fechou em alta de 0,49%. Os investidores locais apostam em uma recuperação econômica mais acelerada do país neste ano.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página