Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2003 - 07h36

Otimismo econômico levanta Bolsas de Tóquio e Hong Kong

Publicidade

da Folha Online

A Bolsa de Tóquio se recuperou de três dias consecutivos de queda. O índice Nikkei teve alta de 0,79% a 10.124,28 pontos. Ontem, o Nikkei despencou 3,16%.

Os investidores reagiram bem ao relatório que mostrou um avanço das encomendas de máquinas. O indicador mostra que as empresas estão dispostas a investir, pois esperam um aumento da produção.

O crescimento registrado das encomendas foi de 17,4% em outubro na comparação com o mês anterior.

Com o aumento das encomendas, o mercado praticamente ignorou os números revisados do PIB (Produto Interno Bruto). A economia japonesa cresceu 0,3% no trimestre encerrado em setembro. A previsão anterior era de um crescimento de 0,6%.

Na taxa anualizada, o crescimento do PIB foi revisado de 2,2% para 1,4%. As previsões anteriores foram divulgadas na metade de novembro.

Hong Kong também teve um bom dia e fechou em alta após cinco dias em queda. O índice Hang Seng subiu 1,78% a 12.393,64 pontos.

Os investidores estão ansiosos pelo encontro do premiê chinês, Wen Jiabao, com o presidente norte-americano, George W. Bush. A reunião está marcada para hoje. Ontem, Jiabao tocou o sino de abertura da Bolsa de Nova York.

No pregão de hoje, as ações das fabricantes de petróleo avançaram. Os mercados esperam que o consumo de gás e óleo para aquecer residências aumente por conta do inverno no hemisfério Norte. As ações da PetroChina tiveram alta de 7% e da CNOOC avançaram 5,56%.

A Bolsa da Coréia do Sul também teve alta de 0,32%. Na Malásia, o índice local avançou 0,57%.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página