Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2003 - 15h43

Mineradoras puxam baixa na Bolsas européias

Publicidade

da Folha Online

A Bolsa de Londres fechou em baixa de 1,01% a 4.335,4 pontos. As ações das empresas mineradoras puxaram a queda do índice Ftse. Os papéis da Xstrata caíram 3,8%. Os da Rio Tinto e da Anglo American encerraram o dia em queda de 2% e 3,3%, respectivamente.

O setor minerador está sendo afetado pela desvalorização do dólar perante outras moedas, como o euro. A moeda européia está sendo negociada a US$ 1,22.

Os mercados também não reagiram bem a decisão do Federal Reserve (o Banco Central norte-americano) de manter os juros em 1% e segurar a taxa em nível baixo pelo tempo que for necessário.

Na Alemanha, a Bolsa de Frankfurt fechou em baixa de 0,66%. As ações da indústria química Basf caíram 2,7% após a companhia ter divulgado que seu setor deve apresentar queda nas vendas nos próximos anos.

As montadoras também tiveram um dia ruim, pois a desvalorização do dólar reduz os lucros obtidos pelas companhias nos EUA. Os papéis da Volkswagen tiveram queda de 0,6%.

A Bolsa de Paris fechou em baixa de 0,50%. Os outros mercados europeus encerraram a quarta-feira com os seguintes resultados: Madri (-0,44%), Milão (-0,64%), Amsterdã (-1,34%) e Suíça (-0,88%).

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página