Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2004 - 19h36

Eletronorte descarta interromper obras na hidrelétrica de Tucuruí

Publicidade

PATRICIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A Eletronorte afastou hoje a possibilidade de interromper as obras de duplicação da hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, por falta de pagamento ao consórcio formado pelas empresas Alstom, General Electric Hydro, Inepar Fem e Construtora Norberto Odebrech.

O presidente da estatal, Silas Rondeau Cavalcante, esteve reunido na tarde de hoje com representantes das empresas para explicar a demora no pagamento dos valores devidos.

De acordo com a Eletronorte, o pagamento da dívida, cujo montante não foi revelado, deverá ser efetuado até o final de fevereiro. Isso se a estatal conseguir um empréstimo de R$ 931 milhões junto ao BNDES.

A autorização para a contratação do empréstimo já foi aprovada pelo CND (Conselho Nacional de Desestatização) esta semana. Essa aprovação era necessária porque a Eletronorte ainda faz parte do PND (Programa Nacional de Desestatização).

Parte dos recursos conseguidos junto ao banco (R$ 500 milhões) será utilizada no pagamento de outro empréstimo junto ao banco. O restante, será destinado, entre outras coisas, para o pagamento da dívida com o consórcio.

A liberação do empréstimo, no entanto, depende ainda de avaliação se os valores se enquadram ou não nos limites de empréstimo do banco para o setor público.

A estatal informou por meio de sua assessoria de imprensa que está adotando providências para solucionar os problemas de atraso no pagamento, realizar ajustes nos contratos e resolver questões técnicas de engenharia.

As obras de duplicação da usina elevarão a sua capacidade de geração de energia de 4.125 MW para 8.375 MW. A previsão inicial era a de que a obra seria concluída até o final de 2006, mas a estatal já trabalha com um prazo maior, que vai até o primeiro trimestre de 2007.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página