Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2000 - 02h54

Empresa chinesa anuncia que vai investir US$ 30 milhões na banda C

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A empresa chinesa Huawei Technologies anunciou ontem o plano de investir US$ 30 milhões em um ano na fabricação de equipamentos para a banda C de telefonia celular no Brasil.

A Huawei foi a primeira empresa a anunciar investimentos no setor após a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) escolher a frequência de 1,8 GHz (gigahertz) e da tecnologia GSM, as mesmas utilizadas na Europa, para a banda C.

De acordo com Jimmy Guo, gerente-geral da Huawey no Brasil, a empresa definirá em três meses o local no qual irá instalar sua fábrica. A dúvida está entre São Paulo, Campinas (SP) e Vitória (ES), dependendo das vantagens que cada cidade oferecer.

Até lá, a Huawey irá importar equipamentos da China para empresas brasileiras que já atuam na telefonia fixa e nas bandas A e B da telefonia celular.

A partir do ano que vem, quando a banda C entrar em operação, a fábrica brasileira vai fornecer equipamentos às operadoras do setor.
O anúncio do investimento foi feito ontem em evento em Brasília, no qual a Anatel aprovou a tecnologia utilizada na empresa e autorizou-a a atuar no Brasil.

Segundo Guo, duas operadoras de telefonia celular chinesas têm interesse em participar da licitação da banda C: a Huchison e a Hong Kong Telecom.

A Huawey fabrica equipamentos de infra-estrutura para operadoras de telefonia fixa e celular, mas não produz telefones celulares. O alvo da empresa são os operadores, não os consumidores finais de telefones.

O objetivo da empresa é atingir 18% do mercado brasileiro até dezembro
de 2001. Esse percentual é o mesmo que a Huawey já detém no mercado chinês de telefonia móvel.

Clique aqui para ler mais sobre economia na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página