Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2004 - 17h10

Para embaixador, constrangimento com fichamento reduziu viagens aos EUA

Publicidade

TATIANA SCHNOOR
da Folha Online, no Rio

O novo embaixador brasileiro em Washington, Roberto Abdenur, afirmou hoje que houve uma queda brusca no fluxo de brasileiros em direção aos Estados Unidos. Segundo ele, um dos motivos para essa diminuição seria o constrangimento pelo qual o brasileiro passa nos serviço de Imigração ao chegar no aeroporto.

Ele afirmou ainda que há uma restrição social aos brasileiros que viajam aos Estados Unidos. No Consulado brasileiro dos EUA, os vistos são encaminhados por correspondências. No Brasil, em apenas seis cidades, é possível obter um visto para os Estados Unidos. O brasileiro que mora fora dessas cidades precisa viajar para conseguir os papéis.

"Isso encarece o acesso ao visto e dificulta a entrada das pessoas no país".

O embaixador ressaltou que um dos pontos da nova agenda para 2004 é evitar que o brasileiro passe por tantos problemas para viajar aos Estados Unidos, um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

"O fichamento de brasileiros nos Estados Unidos foi a gota d'água em um processo de frustração e irritação da sociedade brasileira para viajar aos Estados Unidos", disse.

Outra prioridade da agenda do diplomata será a comunidade de 400 a 500 mil brasileiros que vivem hoje nos Estados Unidos.

"Esse é um problema pontual que será resolvido através de um levantamento da situação dos brasileiros no país. Após detectarmos os problemas, o consulado vai atender a todas as necessidades e dar assitência aos brasileiros que vivem nos Estados Unidos".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página