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10/02/2004
-
08h56
FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos
A administração do porto de Santos (SP) começou a procurar soluções para evitar o caos no sistema viário do cais em razão da perspectiva de um crescimento sem precedentes dos embarques de grãos durante a safra deste ano.
A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) assinou um protocolo de intenções com a Ecovias, empresa concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes, a fim de racionalizar o fluxo de caminhões e minimizar as filas que anualmente se formam diante dos terminais.
Projeções formuladas pela Codesp com base em dados de movimentação fornecidos pelos terminais privados apontam para um aumento de 46% do volume de soja exportado por Santos neste ano em relação ao ano passado.
Em 2003, Santos embarcou 8,29 milhões de toneladas do produto. Para a safra deste ano, cujo escoamento deverá se iniciar no mês que vem, a previsão é de 12,1 milhões de toneladas.
Os motivos da expansão, segundo o diretor comercial da Codesp, Fabrizio Pierdomenico, são o aumento da produtividade e das áreas de plantio em Mato Grosso e Goiás, cujos produtores se valem principalmente de Santos para exportar, e a perspectiva de o porto receber grande parcela da soja transgênica cujos embarques por Paranaguá estão proibidos pelo governo do Paraná.
"Vamos ter de administrar todo esse volume adicional de mercadorias que chegará até aqui", afirmou Pierdomenico.
Porto de Santos teme gargalo no embarque de grãos
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da Agência Folha, em Santos
A administração do porto de Santos (SP) começou a procurar soluções para evitar o caos no sistema viário do cais em razão da perspectiva de um crescimento sem precedentes dos embarques de grãos durante a safra deste ano.
A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) assinou um protocolo de intenções com a Ecovias, empresa concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes, a fim de racionalizar o fluxo de caminhões e minimizar as filas que anualmente se formam diante dos terminais.
Projeções formuladas pela Codesp com base em dados de movimentação fornecidos pelos terminais privados apontam para um aumento de 46% do volume de soja exportado por Santos neste ano em relação ao ano passado.
Em 2003, Santos embarcou 8,29 milhões de toneladas do produto. Para a safra deste ano, cujo escoamento deverá se iniciar no mês que vem, a previsão é de 12,1 milhões de toneladas.
Os motivos da expansão, segundo o diretor comercial da Codesp, Fabrizio Pierdomenico, são o aumento da produtividade e das áreas de plantio em Mato Grosso e Goiás, cujos produtores se valem principalmente de Santos para exportar, e a perspectiva de o porto receber grande parcela da soja transgênica cujos embarques por Paranaguá estão proibidos pelo governo do Paraná.
"Vamos ter de administrar todo esse volume adicional de mercadorias que chegará até aqui", afirmou Pierdomenico.
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