Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2004 - 09h08

Gripe do frango e empresas de tecnologia derrubam Bolsas da Ásia

Publicidade

da Folha Online

A maioria das Bolsas da Ásia encerrou o dia em queda. O pessimismo foi puxado pelas perdas das ações do setor de tecnologia e semicondutores e pela notícia de que gatos na Tailândia estão contaminados com a gripe do frango.

Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,31%, aos 10.720 pontos. As maiores perdas foram registradas pela Tokyo Electron, a segunda maior fabricante de semicondutores do mundo, cujas ações caíram 2%.

Na Tailândia, a Bolsa de Bangcoc recuou 0,6% (728,64) após a confirmação de que dois gatos e um tigre estão infectados pela gripe do frango. A notícia fez aumentar o temor de disseminação da doença. Ontem, a Bolsa já havia recuado 1,3%.

Na Coréia do Sul, o índice Kospi teve queda de 0,5% (877,49 pontos). As perdas foram puxadas pelo forte recuo no preço das ações da Samsung Electronics, a maior fabricante de chips para computadores do mundo, que caíram 1,1%.

Além disso, os papéis do Shinsei Bank, controlado pela Ripplewood Holdings LLC, caíram 9,6%. O recuo foi resultado de uma realização de lucros após a forte alta registrada entre a maioria das ações dos bancos, verificada também no Japão, nos últimos dias.

Nas Filipinas, o principal indicador da Bolsa local teve alta de 1% depois que a empresa de telefonia de longa distancia local, a Philippine Long Distance Telephone, divulgou que o faturamento deve crescer 60% neste ano em comparação com o ano anterior.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página