Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2004 - 16h05

Bolsas européias fecham semana em baixa

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

Os mercados de capitais da Europa fecharam uma semana de excelentes ganhos em uma nota desafinada. A guinada para baixo no setor de tecnologia começou com o desapontamento em relação aos resultados da americana Hewlett Packard, anunciados depois do fechamento das Bolsas americanas, na quinta-feira.

Liderando as quedas no setor de tecnologia estavam os papéis da holandesa fabricante de microchips ASML, cujos papéis caíram 4,6% hoje. Parte dessa queda nos papéis da empresa foi efeito dos dados da Hewlett Packard e parte devido às notícias de que o grupo uma reestruturação. O grupo disse que vai cortar 305 empregos na Holanda, cerca de 11% de seu quadro no país.

O grupo espanhol Telefónica também viu seus papéis caírem 3,8% às vésperas da divulgação de seus resultados em 2003, programada para a próxima sexta-feira (dia 27).

No lado das altas, a francesa Schneider Electronics (fabricante de equipamentos elétricos) registrou um ganho de 0,4%, com lucros acima do esperado e boas perspectivas para este ano.

A L´Oreal, a gigante francesa de cosméticos, divulgou hoje que seu lucro líquido cresceu 17% no ano passado, somando US$ 1,9 bilhão. O resultado, segundo a empresa, foi impulsionado pelo aumento das vendas em países considerados emergentes, como o Brasil.

Todas as principais Bolsas européias fecharam em baixa. O índice FTSE, da Bolsa de Londres, foi o que teve o melhor desempenho, apontando para baixo, mas ficando praticamente estável (-0,01%, aos 4.515 pontos). A Bolsa de Paris fechou em queda de 0,69%, aos 3.733 pontos. A Bolsa de Frankfurt teve o pior desempenho do dia, com o índice DAX despencando 1,64%, aos 4.073 pontos. Na Bolsa de Madri, a queda foi de 1,23%, ficando com 8.237 pontos. A Bolsa de Milão também fechou em queda (-0,78%, aos 7.760 pontos).

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página