Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2004 - 13h09

Chanceler alemão pede ao BCE "reação" quanto aos juros

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O chanceler alemão, Gerhard Schroeder, disse nesta quarta-feira que o BCE (Banco Central Europeu) tem que se preocupar "de maneira intensa" com a forte alta do euro diante do dólar e pediu ao banco uma "reação em matéria de taxas de juros".

"Digo isto com todo o respeito pela independência do BCE, mas há uma boa razão [para que o banco] considere possíveis reações a respeito da taxa de juros", disse o chefe do governo alemão à TV estatal alemã ARD.

Os comentários de Schroeder chegaram em meio a crescentes preocupações de que a alta do euro está desacelerando a incipiente recuperação econômica dos 12 países da zona do euro.

De acordo com dados divulgados pelo BCE nesta quarta-feira, o superávit em conta corrente dos países do euro registrou uma forte queda em 2003, devido principalmente à alta da moeda européia frente ao dólar, o que comprometeu as exportações da região. Segundo o índice Ifo, do Instituto de Pesquisa Econômica, que mede a conjuntura econômica na Alemanha, a confiança dos empresários alemães caiu em fevereiro pela primeira vez em dez meses. A causa foi o euro caro, que, segundo o instituto, afeta em particular as exportações de setor manufatureiro.

A inesperada queda neste índice, considerado um dos mais confiáveis na Alemanha, levou o ministro da Economia alemão, Wolfgang Clement, a pedir ao BCE que prestasse mais atenção ao impacto de sua política monetária sobre a recuperação da zona do euro.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página