Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2004 - 16h41

Seguros, bebidas e telecomunicações mantêm Bolsas européias em alta

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A alta nas ações do setor de seguros, com destaque para a seguradora britânica Aviva, juntamente com as ações dos setores de alimentos, bebidas e de cigarros puxaram as Bolsas européias para cima.

As conversas sobre fusões ainda rondavam as empresas de telecomunicações. O grupo francês Vivendi Universal teve seus papéis valorizados em 4% com com os novos boatos de que a gigante britânica Vodafone vai apresentar uma oferta pela SFR, o divisão de celulares da Vivendi A holandesa KPN teve valorização de 1,7% com a notícia de que estava negociando uma fusão com a France Telecom, o que o grupo francês negou.

A seguradora britânica Aviva avançou 3,4%, seu melhor nível desde dezembro de 2002, depois que divulgou forte aumento nos lucros, em linha com as expectativas.

A cervejaria Heineken, terceira maior do mundo, teve seus papéis valorizados em 3,7% depois de divulgar lucros em 2003, que corresponderam às expectativas, mas preveniu os investidores de que o dólar fraco iria tirar uma boa parcela dos lucros de 2004.

O euro alto prejudica as exportações na Itália, cujo déficit comercial com os países de fora da União Européia atingiu o nível mais alto em cinco anos em janeiro. O chanceler alemão, Gerhard Schröder, disse nesta quarta-feira que o Banco Central Europeu deveria considerar um corte nos juros para aplainar o euro.

A empresa franco-espanhola de cigarros Altadis teve queda de 3% depois de ter registrado uma alta de 11% em seus lucros. Estrategistas de mercado dizem que ganhos em setores tais como cigarros são um sinal de que os investidores estão começando a diversificar, procurando alternativas aos principais alvos de investimentos, como tecnologia, telecomunicações e mídia.

As principais Bolsas européias fecharam todas em alta, depois de um início fraco. Em Londres, o índice FTSE registrava alta de 0,23%, aos 4.507 pontos. Na Bolsa de Frankfurt, o índice DAX estava em queda de 0,09% (3.995 pontos). A Bolsa de Madri também registrava queda (0,17%, aos 8.173 pontos). A Bolsa de Paris encerrou o dia em alta de 0,52%, aos 3.702 pontos e em Milão o dia fechou também em alta (+0,24%, aos 27.785 pontos).

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página