Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2004 - 16h49

EUA suspendem importação de foie gras da França

Publicidade

LUCIANA FINAZZI
da Folha Online

Algumas horas depois que a União Européia proibiu a importação de frango e derivados dos Estados Unidos por causa da gripe do frango, o governo de George W. Bush suspendeu a importação de carne e produtos derivados da França, alegando "motivos de segurança".

Segundo o Ministério da Agricultura francês, produtos como salsicha, presunto e o foie gras, o patê de fígado de ganso, foram afetados pela suspensão.

Os Estados Unidos teriam proibido a importação de carne e derivados depois que uma equipe de autoridades agrícolas americanas visitou 11 empresas francesas que tinham a permissão para exportar estes produtos para o país.

Autoridades americanas afirmaram que a decisão foi tomada por problemas ligados principalmente à questão de higiene.

Em declaração oficial, o Ministério da Agricultura francês rejeitou as afirmações americanas.

"A França não concorda com as declarações feitas pelas autoridades americanas nem com as conclusões que eles acham ser necessárias para tomar estas medidas", afirmou o ministério francês.

O ministro da Agricultura da França, Herve Gaymard, viajou a Washington no início da semana para apresentar as medidas tomadas pelas empresas francesas para alcançar os padrões de higiene especificados pelos EUA. Mas, mesmo assim, os EUA suspenderam as importações.

A visita da equipe americana à França ocorreu entre 15 de janeiro e 5 de fevereiro.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página