Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2004 - 14h20

Ex-presidente da WorlCom se entrega ao FBI

Publicidade

LUCIANA FINAZZI
da Folha Online

O ex-presidente da WorldCom Bernard Ebbers se entregou nesta quarta-feira às autoridades federais de Nova York. Ele se apresentou ao FBI um dia depois de o governo ter acusado o executivo de organizar a maior fraude contábil da história dos EUA.

Ontem, o procurador-geral John Ashcroft entrou com uma ação criminal contra Ebbers por fraude, conspiração e falso testemunho em conexão com o colapso da WorldCom --dona da Embratel. Ele teria deixado um rombo de US$ 11 bilhões na companhia.

Ebbers tornou-se presidente da operadora de telefonia de longa distância LDDS em 1985 e transformou a empresa na segunda maior operadora de telefonia a distância dos EUA. Em 1995, a LDDS mudou o nome para WorldCom e se fundiu à MCI em 1998.

A WorldCom, agora conhecida como MCI, declarou falência em julho de 2002.

A chave para o processo do governo contra Ebbers será a cooperação de Scott Sullivan, ex-chefe financeiro da WorldCom e um dos supostos colaboradores de Ebbers na fraude. Ele se declarou culpado ontem à Justiça americana.

Ebbers é a maior figura a ser processada na onda de escândalos corporativos que assolou os EUA e levou às perdas de bilhões de dólares por parte dos investidores.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página