Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2004 - 20h02

Estiagem atinge RS e 33 municípios decretam situação de emergência

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

A estiagem que atinge o Rio Grande do Sul já levou 33 municípios a decretar situação de emergência e, de acordo com entidades ligadas à agricultura, as perdas, apenas em relação à soja, deverão ser de cerca de 30%.

O gado também sofre, em razão do pasto seco. A produção de leite de fevereiro já caiu 23,75% em relação ao mesmo mês em 2003 --900 mil litros a menos.

A expectativa era a de que o recorde da safra de soja registrado no ano passado --de 9,5 milhões de toneladas-- fosse superada neste ano, especialmente em razão da liberação do plantio de transgênicos. Isso já não deve ocorrer.

"O milho foi praticamente destruído. A soja, mais resistente, sofreu menos", disse o analista da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário, da Universidade Regional do Noroeste do Estado, Argemiro Luís Brum. "A situação também não é boa na Argentina."

Estão em situação de emergência, entre outros municípios, Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Colinas, Encruzilhada do Sul, Entre Ijuís, Guarani das Missões, Jóia, Imigrante, Mato Queimado, Miraguaí, Muçum, Roca Sales, Santo Antônio das Missões, São Miguel das Missões, Sede Nova, Sério, Pirapó, Teutônia, Tiradentes do Sul, Tuparendi e Westfália.

É possível que, em São Leopoldo, caso não chova nas próximas duas semanas, haja racionamento, conforme previsão do Serviço Municipal de Água e Esgotos. O abastecimento seria cortado em três horas diárias.

A Emater deve divulgar amanhã o balanço dos prejuízos para a soja e o milho.

A estiagem, na verdade, atinge todo o Rio Grande do Sul. As chuvas ficaram abaixo das médias históricas em todo o mês de fevereiro. O volume de chuva esperado para esse mês é de entre 100 e 150 mililitros. Choveu uma média de 70 mililitros.

Nas regiões noroeste e sul (as mais atingidas pelo clima seco), choveu cerca de 40 mililitros. A previsão da meteorologia é que, em março, as chuvas se mantenham abaixo do nível para o mês, apesar de aumentarem.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página