Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2004 - 11h06

Varig pode vender Pluna para a Aerolíneas Argentinas

Publicidade

da Folha Online

A Varig vai avaliar a proposta de venda de sua participação acionária na companhia uruguaia Pluna para a Aerolíneas Argentinas. A proposta deve ser apresentada nos próximos 30 dias.

O diretor comercial da Varig, Alberto Fajerman, afirmou hoje que a Aerolíneas Argentinas procurou a empresa brasileira há alguns dias para saber se ela estaria disposta a avaliar uma proposta de venda da Pluna. "Se fizerem uma proposta irrecusável, nós aceitamos", afirmou Fajerman.

A Varig possui 49% das ações da Pluna, mas é responsável por seu gerenciamento.

A transação de compra da Pluna foi realizada em 1995, quando a então empresa aérea estatal do Uruguai foi transformada numa sociedade de economia mista, com a transferência de 51% das ações para a Plurisconsórcio de Navegação --consórcio formado pelo grupo argentino Tevycom e empresários uruguaios. A Tevycom vendeu à Varig metade de sua participação no Plurisconsorcio.

"Isto é algo entre a Varig e a Aerolíneas. Aparentemente é uma carta (de intenções) bilateral", disse o vice-presidente da Pluna/Varig no Uruguai, Ernesto Rodrígues.

A Pluna fatura por mês cerca de US$ 6,5 milhões, o equivalente a um dia de faturamento da Varig, afirmou Fajerman.

A Aerolíneas Argentinas, maior companhia aérea da Argentina, quer expandir suas operações na América Latina. Depois de chegar à beira da falência em 2000, a companhia foi recuperada em 2001, quando foi comprada pelo conglomerado espanhol Air Comet.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página