Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2004 - 08h46

Bolsa de Tóquio registra maior alta em 31 meses

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Bolsa de Tóquio registrou forte alta nesta quarta-feira, com o índice Nikkei subindo 1,73%, aos 11.436 pontos. O resultado foi o melhor em 31 meses. Ontem, o índice havia fechado em baixa de 0,67%.

O dólar foi cotado a 108,27 ienes, uma baixa de 1,35 ienes em relação à cotação de ontem. Em Nova York, a moeda japonesa foi cotada a 108,98 ienes. A moeda americana perdeu força diante do iene em meio a suspeitas crescentes de que as autoridades japonesas possam estar afrouxando a intervenção no câmbio. O dólar ficou abaixo dos 109,50 ienes, nível que os investidores julgavam que o governo japonês defenderia. Isso deu margem a especulações de que as autoridades não iriam mais frear a alta da moeda japonesa.

No mercado de ações, os investidores se concentraram em papéis dos setores exportador e de alta tecnologia. Os principais ganhos do dia foram os da Advantest, Canon e Tokyo Electron. Os fabricantes de automóveis Honda Motor, Nissan e Toyota e os bancos Mizuho Financial e Sumitomo Mitsui Financial também subiram.

Em Hong Kong, os investidores evitaram grandes movimentos, às vésperas do anúncio de resultados financeiros de grandes empresas. O índice Hang Seng subiu 0,33%, com 12.975 pontos.

Em Bangcoc, as compras de papéis do setor bancário interrompeu uma seqüência de três sessões em baixa, A Bolsa fechou em alta de 0,7%, com 674 pontos.

Na Indonésia, a Bolsa de Jacarta subiu, com movimento de compra. A alta foi de 2%, com 730 pontos. Na Malásia, apesar da ligeira alta (+0,5%, 890 pontos), as eleições do próximo sábado (20) continuam a influenciar o ânimo dos investidores.

Em Seul, o movimento de compra dos investidores estrangeiros de papéis da empresa de tecnologia Samsung Electronics e do fabricante de automóveis Hyundai Motor puxaram o resultado do dia para cima (+2,6%, 872 pontos). Em Cingapura, o dia terminou em ligeira alta de 0,4%, com 1.833 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa fechou em baixa (-0,2%, 6.577 pontos) pelo quarto pregão seguido, com as preocupações sobre as eleições no país, no sábado, afetando o desempenho do mercado.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página