Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2004 - 16h24

Bolsas européias têm alta com valorização nos setores siderúrgico e de tecnologia

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

As Bolsas européias se recuperaram nesta terça-feira das baixas de ontem. Os investidores compraram principalmente papéis de empresas do setor de tecnologia após quedas recentes do setor, enquanto as siderúrgicas subiram em meio a rumores de uma redução no suprimento mundial de minério de ferro.

O conglomerado francês Vivendi Universal teve suas ações valorizadas em 2,3%. O grupo General Electric anunciou que uma parte do capital levantado com uma oferta pública de ações de US$ 3,8 bilhões iria financiar o pagamento por uma parte do controle acionário da divisão americana de entretenimento da Vivendi.

Estrategistas de mercado disseram, no entanto, que os ganhos continuarão limitados até que dados mais fortes sobre as corporações aliviem as preocupações dos investidores com a economia dos EUA e com os temores de novos atentados.

"O mercado foi derrubado pelos riscos crescentes sobre segurança global e pelas dúvidas sobre a retomada do crescimento econômico", disse o estrategista chefe do Brewin Dolphin Securities, Mike Lenhoff.

"Até que a atenção do mercado se volte a notícias mais animadoras, ele vai continuar duro (...) Mas, em relação aos EUA, a valorização [das ações] na Europa ainda é atraente."

As ações do setor de tecnologia reagiram depois que os investidores decidiram que os preços já estavam muito baixos. As ações das francesas Dassault, Business Objects e Atos Origin subiram entre 0,6% e 3,5%.

Entre as siderúrgicas, as ações da alemã Thyssen Krupp tiveram alta de 3,3% e as da finlandesa Outokumpu subiram 2,4%, com as expectativas de que a demanda da China por aço ajude a elevar os preços.

O índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, fechou em baixa de 0,35%, com 4.318 pontos. Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 registrou um dia praticamente estável (+0,02%, com 3.539 pontos), o mesmo acontecendo com o índice DAX, na Bolsa de Frankfurt (-0,01%, com 3.728 pontos). Na Bolsa de Madri, o índice Ibex-35 encerrou o dia em alta de 0,52%, com 7.768 pontos. Na Bolsa de Milão, o índice MIB fechou estável (+0,02%, 19.781 pontos).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página