Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2004 - 15h32

Bolsas européias fecham em alta puxadas por lucros corporativos

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

As ações na Europa subiram hoje, com os investidores deixando de lado as preocupações em relação à segurança global, com a perspectiva de uma temporada de bons resultados corporativos.

A Swiss Re --segunda maior resseguradora do mundo-- teve seus papéis valorizados (+6,6%) depois de registrar um lucro líquido de 1,7 bilhão de francos suíços (US$ 1,33 bilhão) e de um bom início em suas atividades neste ano.

Para o estrategista-sênior da Fortis Global Markets, Philip Gijsels, a confiança dos investidores ainda está afetada pelos ataques do dia 11 na Espanha, mas a economia e os lucros das empresas ainda parecem estar bem. "O mercado deve se recuperar e provavelmente vai atingir novas altas. Mas isso depende de quanto tempo a incerteza geopolítica vai durar." Estrategistas dizem que os mercados de ações ao redor do mundo dependem muito também dos dados econômicos dos EUA e que a situação do mercado americano de trabalho é o fator chave.

O setor de tecnologia avançou. A fabricante holandesa de microchips ASML Holdings e a fabricante francesa de equipamentos de telecomunicações Alcatel lideraram as altas no setor.

A espanhola Inditex --dona da marca Zara-- subiu 13,1% depois de seus lucros terem superado as expectativas, ultrapassando com folga a marca sueca rival Hennes & Mauritz, que também divulgou resultados hoje. A Hennes & Mauritz, no entanto, registrou perda de 0,8% em suas ações após um desempenho fraco nas vendas em fevereiro --o que ofuscou as perspectivas de resultados positivos para o primeiro trimestre deste ano.

As principais Bolsas européias fecharam em alta hoje. Em Londres, o índice FTSE-100 registrou alta de 1,49% (4.373 pontos). Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 fechou em alta de 1,48% (3.570 pontos). Em Frankfurt, o índice DAX avançou 2,3%, com 3.811 pontos. Na Bolsa de Madri, o índice Ibex-35 fechou em alta de 2,08%, com 7.914 pontos. Em Milão, o índice MIB fechou em alta de 1,32%, com 20.062 pontos.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página