Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2004 - 19h07

Relatório sobre caças da FAB é concluído e presidente da Embraer visita Lula

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

O GSI (Gabinete de Segurança Institucional), da Presidência da República, recebeu hoje o relatório técnico elaborado pela comissão especial criada para assessorar o CDN (Conselho de Defesa Nacional) no processo de escolha do consórcio que vai construir os novos caças supersônicos da FAB (Força Aérea Brasileira) -- também conhecido como projeto F-X.

A expectativa do Ministério da Defesa é de que o consórcio vencedor seja anunciado em abril após a reunião do CDN, a ser presidida pelo presidente Lula.

A entrega do relatório ocorre no mesmo dia da visita em que Lula recebeu a visita do presidente da Embraer, Maurício Botelho, que "cantou" vitória na semana passada ao comentar o balanço da empresa em 2003.

Hoje as ações preferenciais da Embraer subiram 3,1% na Bovespa. Foi a quarta maior alta do dia.

O relatório elaborado pela comissão não é conclusiva, ou seja, não indica qual a melhor proposta para o projeto. Apenas fornece subsídios técnicos para a decisão do CDN.

O projeto F-X é um negócio estimado em cerca de US$ 700 milhões. Entre os modelos apresentados, estão o Su-35 (Sukhoi/Rússia), Mirage 2000BR (Dassault, França/ Embraer, Brasil), Gripen (Saab, Suécia/BAe, Reino Unido), F-16 (Lockheed Martin, EUA) e MiG-29 (RAC, Rússia).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página