Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2004 - 08h30

Mercados europeus aguardam BCE e dados sobre emprego nos EUA

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

Os mercados de ações na Europa abriram em ligeira alta hoje, com os investidores ainda assimilando a pouca oferta de resultados corporativos. O mercado ainda aguarda dados econômicos importantes nesta semana, à procura de indicações sobre a recuperação econômica global.

As ações da gigante européia BP (British Petroleum) subiram 1,5%, às vésperas da reunião da empresa hoje para elaboração de estratégias. Os investidores estarão esperando por notícias sobre os estoques da BP, depois de a rival Royal Dutch/Shell já ter cortado suas reservas de petróleo e gás duas vezes neste ano.

"Esta é uma grande semana do ponto de vista macroeconômico e haverá muita incerteza às vésperas da reunião do BCE [Banco Central Europeu] e dos dados sobre mercado de trabalho nos EUA na sexta-feira", disse o diretor-gerente de capitais do JP Morgan para a Europa, Nigel Cobby. "A longo prazo, temos uma expectativa positiva para o mercado de trabalho americano, e achamos que os preços nos mercados de capitais estão baixos, o que pode levar a um movimento de compra. Isso não deve acontecer, no entanto, antes da divulgação desses dois dados vitais."

As Bolsas européias fecharam em baixa pela terceira vez seguida na semana passada, com as preocupações sobre segurança global --despertadas pelos atentados do dia 11, em Madri-- persistindo e com a incerteza sobre a recuperação econômica global.

As ações do banco suíço Credit Suisse subiram 2,2% depois de o presidente do banco dizer que há seis ou sete possíveis parceiros, com que o banco poderia realizar uma operação de fusão. As ações do Credit Suisse caíram na sexta-feira depois de revelado um erro contábil em seus resultados de 2003.

A fábrica alemã de microchips Infineon liderou as altas no setor de tecnologia, com suas ações subindo 2,6%.

Às 8h20 (horário de Brasília), o índice FTSE-100, da Bolsa de Londres, operava em alta de 0,66%, com 4.386 pontos. Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 registrava alta de 0,22%, com 3.600 pontos. Na Bolsa de Frankfurt, o índice DAX estava em alta de 0,66%, aos 3.847 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 operava em baixa de 0,35%, com 7.925 pontos, única do dia até então. Em Milão, o índice MIB registrava alta de 0,54%, com 20.218 pontos.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página