Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2004 - 13h23

BC prevê crescimento da economia de até 0,9% no 1º trimestre

Publicidade

JOÃO SANDRINI
da Folha Online, em Brasília

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Afonso Bevilaqua, disse hoje que prever um crescimento da economia brasileira de 0,8% ou 0,9% no primeiro trimestre em relação aos últimos três meses de 2003 "é um bom dado".

A afirmação foi feita hoje durante apresentação do relatório de inflação elaborado pelo BC a cada três meses. No documento, o BC reafirma análise que já constava da ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de que o crescimento neste primeiro trimestre será inferior ao dos últimos três meses de 2003.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas de um país) brasileiro teve crescimento de 1,5% entre outubro e dezembro do ano passado.

Bevilaqua disse que agora taxas "mais moderadas" de crescimento já eram esperadas pelo BC.

"Sempre que há uma retomada, há um primeiro momento de impulso mais forte seguido por um crescimento mais moderado", afirmou o diretor do BC.

Ele lembrou que o crescimento anualizado do último trimestre de 2003 representa uma taxa anualizada de pouco mais de 6% e disse que a "recuperação vivida hoje é a mais intensa da história recente".

Por último, o diretor rebateu avaliações de que a população ainda não percebe o crescimento da economia.

"Poder haver a percepção de que o crescimento anda não é o esperado, mas essa visão não é referendada pelos dados", disse o diretor, lembrando que a massa salarial já começa a se recuperar, segundo o IBGE.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página