Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2004 - 19h24

CUT vai homenagear Lula em megafesta do Dia do Trabalho

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será um dos homenageados da megafesta que a CUT está preparando para o Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio. Segundo a CUT, a homenagem ao "operário" Lula não esvazia as críticas da central sindical à política econômica do governo.

"Estaremos homenageando o operário Lula, que saiu lá da pobreza do Nordeste e conseguiu chegar à Presidência da República. Essa história não pode ser negada", disse o presidente da CUT-SP, Edílson de Paula Oliveira.

O sindicalista afirmou que Lula e outros ministros --como Gilberto Gil (Cultura)-- deverão participar da festa da CUT, que começará a partir das 9h30 na avenida Paulista, região central de São Paulo.

Com isso, será a primeira vez que Lula --depois de eleito-- participa das comemorações do Dia do Trabalho. No ano passado, para não gerar atritos entre as centrais sindicais, Lula não participou de nenhuma festa. Não se sabe ainda se o presidente participará da festa da Força Sindical, que acontecerá na praça Campo de Bagatelle (zona norte).

Sindicato-cidadão

Oliveira disse que a CUT decidiu implantar na festa deste ano a política do "sindicalismo-cidadão", ou seja, o sindicato que presta serviços para a sociedade.

Para isso, a CUT colocará tendas de empresas que prestarão serviços para a população, como da Previdência, Trabalho, além de postos do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Shows

A festa da CUT custará cerca de R$ 3,6 milhões. O dinheiro será pago pelas patrocinadoras da festa, como empresas estatais (Petrobras, entre outras) e do setor privado.

Além da festa de 1º de maio, os recursos também financiarão quatro shows que acontecerão no mês de abril: nos dias 4 (praça Campo de Bagatelle), 11 (Cidade Tiradentes, na zona leste), 18 (parque das Aves, zona sul) e 25 (praça da Moça, em Diadema, no ABC paulista).

O 1º de maio da CUT contará com shows de artistas famosos, como Gilberto Gil e Djavan, Ivete Sangalo, Sandy e Júnior, Leonardo, Daniel, Martinho da Vila, Jorge Aragão e Simone.

"Esses são os artistas confirmados. E diferentemente dos show da Força [Sindical], os nossos serão todos ao vivo. Não terá playback", disse Oliveira.

Segundo ele, a CUT não fará como a Força Sindical que sorteia prêmios para atrair uma multidão para a festa. "Queremos que nosso 1º de maio seja um dia de luta pelo emprego e renda, mas também um dia de descanso e diversão para o trabalhador."

Pelas suas expectativas, a CUT conseguirá levar 500 mil pessoas para a festa da avenida Paulista. Outras 600 mil devem participar das pré-comemorações de abril, totalizando 1,1 milhão de pessoas.

Concorrência

A Força Sindical espera receber 1,5 milhão de pessoas na festa do Dia do Trabalho, que será festejada na praça Campo de Bagatelle.
Como a CUT, a Força estima um investimento de R$ 3 milhões na festa, que será pago por empresas patrocinadoras.

"Vamos cobrar do governo mudanças na política econômica, redução da jornada de trabalho e geração de empregos", disse o presidente da Força, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.

Na festa da Força haverá shows de Daniel, Wanessa Camargo, KLB, Rio Negro e Solimões, Bruno e Marrone, Br'oz, Gian e Giovani, Edson e Hudson, Leonardo, Sampa Crew, Alexandre Pires, Jorge Vercílio, Lecy Brandão, Exaltasamba, Revelação, Sandra de Sá, Rick & Renner e Os Travessos.

Prêmios

Na festa deste ano, a Força vai sortear dez carros e cinco apartamentos. Foram confeccionados 5 milhões de cupons, que estão sendo distribuídos pelas entidades --federações, confederações e sindicatos-- que participaram do evento.

Para participar do sorteio basta preencher o cupom e depositar em uma das urnas que ficarão expostas em diferentes locais da festa.
Os sorteios acontecerão durante o evento, que começa às 7h.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página