Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2004 - 07h15

Estiagem já compromete 37% da safra de soja no Rio Grande do Sul

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

A estiagem que atinge o Rio Grande do Sul já provoca uma quebra de 36,86% na safra de soja em termos de produção e de 38,48% na produtividade.

A produção se refere ao resultado bruto da safra. A estimativa da Emater (instituto de análises agrícolas) era a de uma produção total de 8,5 milhões de toneladas no início do ano. Atualmente, já é de 5,4 milhões de toneladas.

Em termos de produtividade, o percentual é ainda superior porque aumentou a área destinada ao plantio da soja no Estado. A estimativa é de 1,3 quilo por hectare --a extensão da área do cultivo da soja é de 3,9 milhões de hectares.

Se a comparação for feita em relação à safra do ano passado, os números são mais dramáticos: a safra de 9,5 milhões de toneladas caiu 4,1 milhões de toneladas -o que resulta no índice parcial de 5,4 milhões de toneladas. Em termos percentuais, sobre o ano passado, a quebra já é de 48,1% na produtividade e de 43,75% da produção. Ou seja, a colheita da soja no Rio Grande do Sul será, no mínimo, a metade de 2003.

Para alguns produtores, que levavam em conta a liberação para o plantio de transgênicos, os índices seriam até superiores aos expostos pela Emater. Havia quem apostasse em uma safra superior a 9,5 milhões de toneladas.

O diretor técnico da Emater, Ricardo Schwarz, afirmou ontem que as perdas já constatadas estão consolidadas e, mesmo em caso de chuva, não há possibilidade de inversão no quadro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página