Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2004 - 10h16

Cresce pessimismo sobre recuperação econômica na Alemanha

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O instituto de pesquisas econômicas alemão ZEW (Centro Europeu de Pesquisas Econômicas) informou hoje que a expectativa dos investidores alemães caiu pelo quarto mês consecutivo em abril, dando mais um sinal da debilidade da recuperação econômica da Europa.

O índice ZEW caiu de 57,6 pontos em março para 49,7 neste mês. "Uma recuperação econômica maior neste ano não está de jeito nenhum certa", disse o presidente do instituto, Wolfgang Franz. O índice ZEW varia em uma escala de -100 a 100, e fica no azul enquanto estiver acima da média histórica de 34,4 pontos.

Economistas prevêem que a Alemanha irá sair da estagnação neste ano após três anos de crescimento próximo a zero, mas as preocupações aumentaram com índices importantes, como o ZEW, registrando recuos. A economia alemã, a maior dos 12 países que utilizam o euro, encolheu no ano passado cerca de 0,1%, o que contribuiu para fazer o desemprego no país chegar a 10,9%.

Muitos pesquisadores citam a demanda fraca do consumidor como o principal problema. As pessoas estão com medo de gastar, segundo os pesquisadores, devido ao medo de perder o emprego.

Segundo o economista-sênior do HVB Group em Munique, Andreas Rees, o resultado em abril é um sinal de que o crescimento será fraco. "É uma recuperação, mas apenas para padrões alemães. Não dá pra comparar com a recuperação nos EUA ou no Japão." Para Rees, a Alemanha precisa de uma recuperação de, no mínimo, 2,8% para reduzir o desemprego.

O índice elaborado pelo instituto ZEW, com sede em Mannheim, foi baseado em uma pesquisa feita com 306 administradores de capitais e economistas em instituições financeiras a respeito de suas expectativas para os próximos seis meses.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página