Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2004 - 11h55

Dados de abril indicam safra menor em 2004

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

Dados levantados na primeira quinzena de abril pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que a safra agrícola brasileira deste ano deverá ficar abaixo da obtida no ano passado.

Embora o levantamento realizado em março estime uma safra 1,53% superior a de 2003, problemas climáticos no Sul e no Centro-Oeste se intensificaram em abril e devem contribuir para uma safra menor neste ano.

"Estamos vendo uma tendência de queda segundo os dados da primeira quinzena de abril. A possibilidade da safra ser menor neste ano que a do ano passado é muito grande", disse o chefe da coordenação de Agropecuária do IBGE, Carlos Alberto Lauria.

Segundo o técnico do IBGE, os problemas observados em março se agravaram em abril, prejudicando principalmente as lavouras de soja e do milho segunda safra.

A safra de soja, que responde por cerca de 40% do total da produção de grãos do país. O Estado do Rio Grande do Sul será o que mais deve perder. Segundo o levantamento realizado ainda em março, a perda neste Estado chega a 2,5 milhões de toneladas por conta da estiagem. No Mato Grosso do Sul, a perda da produção de soja foi estimada em 1,25 milhão de toneladas.

Ontem, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) previu uma queda de 2,5% na safra deste ano em relação à safra passada, com base em dados apurados em abril.

A previsão de safra do IBGE com base em levantamento realizado em abril será divulgada somente no mês que vem.

Leia mais
  • Quebra na safra de grãos frustra colheita recorde
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página