Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2004 - 15h16

Bolsas européias fecham em baixa, puxadas por setor de mineração

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

As ações do setor de mineração puxaram as Bolsas européias para baixo no encerramento da semana. O temor de que o desaquecimento econômico na China pesaram nos índices europeus, mas os altos preços do petróleo ajudaram a elevar os ganhos no setor petrolífero.

Em Londres, o índice FTSE-100 registrou queda de 0,27% (4.441 pontos). Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 fechou em baixa de 0,3%, (3.603 pontos). Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,57%, fechando com 3.803 pontos. Na Bolsa de Madri, o índice Ibex-35 fechou em baixa de 1,1%, com 7.779 pontos. Em Milão, o índice MIB fechou em queda de 0,26%, com 20.513 pontos.

O CPI (sigla em inglês para índice de preços ao consumidor) nos EUA registrou uma alta de 0,2% nos EUA em abril, segundo dados com ajuste sazonal, ligeiramente abaixo da expectativa do mercado, 0,3%. O núcleo (que exclui os preços de energia e alimentos) da inflação, no entanto, ficou em 0,3% indicam que a inflação está pressionando para subir.

A inflação na China atingiu o patamar mais alto dos últimos sete anos, o que aumentou a preocupação sobre o superaquecimento da economia chinesa. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) na China subiu 3,8% em abril em relação ao mesmo período do ano anterior, acima dos 3,0% registrados em março. O número, divulgado hoje, ficou acima das expectativas dos analistas de mercado, que era de aproximadamente 3,5%.

As ações do setor de mineração vinham registrando alta nos últimos meses, impulsionadas pelo crescimento econômico da China, o que aumentou a demanda por metais.

As ações da mineradora Rio Tinto perderam 3,6% hoje, e a siderúrgica alemã Thyssen Krupp teve seus papéis desvalorizados em 3%. temendo que a redução no crescimento econômico chinês afete os preços dos metais básicos e do ouro.

A alta nos preços do petróleo --que chegou a registrar hoje o recorde histórico de US$ 41,56-- ajudou a elevar os ganhos nas ações do setor de petróleo. Os grupos Total e Shell tiveram ganhos de 0,7% em suas ações.

A British Airways registrou perda de 3,6% em suas ações depois de anunciar que reduziria em cerca de um terço as tarifas de mais de 30 linhas européias com destino ao aeroporto de Gatwick, em Londres, apesar das tarifas extras para diminuir os prejuízos com altas nos combustíveis.

Os papéis do banco francês Credit Agricole também perderam, com queda de 1,7%, apesar dos lucros líquidos acima do esperado.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página