Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2004 - 16h52

Semp Toshiba anuncia reajuste de 10% e cita alta do dólar

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A alta do dólar já provoca uma onda de reajustes no setor de eletrodomésticos. A Semp Toshiba anunciou hoje um aumento de 10% nos preços dos produtos da linha marrom (TV, vídeo e DVD) e de informática, a partir de junho. Para o segmento de informática (computador, impressora, notebook, câmera digital e outros), o reajuste ficará entre 8% e 10%. Neste ano, a moeda americana já subiu 10%.

"A desvalorização do real nos obriga a repassar o aumento dos custos. Tememos queda nas vendas, mas fica difícil absorver ainda mais os reajustes das matérias-primas", disse à Folha Online o diretor de vendas da área de varejo da Semp Toshiba Informática, Celso Soares.

Na próxima semana, o reajuste começa a ser comunicado às redes do varejo, que devem repassá-lo aos consumidores.

"Qualquer pequeno reajuste de preços tem de ser repassado para a ponta [o consumidor], porque as margens de lucro estão achatadas no varejo."

A Semp Toshiba informa estar em negociações com os fornecedores de componentes usados na produção. Busca-se uma forma de evitar o repasse do aumento de custos de uma só vez. A proposta é escalonar os reajustes para a indústria em até três meses. Muitas matérias-primas do setor são importadas ou atreladas à variação do dólar.

"Os preços dos fabricantes para as indústrias subiram muito nos últimos meses. O processador do computador subiu 35%, em média, nos últimos 45 dias. A memória usada no micro teve reajuste de 45%", disse o diretor da empresa.

Só o custo do transporte dos produtos, com o aumento da demanda mundial puxada pela China, cresceu 37% no último mês, segundo o executivo. Há casos de falta de matérias-primas no mercado.

Concorrente da Semp Toshiba, a Gradiente informou que, por enquanto, não tem reajuste programado para seus produtos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página