Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2004 - 17h13

Seae aprova, sem restrições, aquisição de 54,4% da Ambev pela Interbrew

Publicidade

SANDRA MANFRINI
da Folha Online, em Brasília

A Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico) do Ministério da Fazenda decidiu recomendar a aprovação, sem restrições, da operação de aquisição de 54,4% do capital total da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) pela Interbrew. A operação era constesta pela concorrente Schincariol.

Com o negócio, a Ambev passará a deter indiretamente a cervejaria canadense Labatt. A Interbrew é uma empresa belga de participações em outras empresas, com atuação, em âmbito mundial, na indústria de bebidas.

Segundo análise da Seae, a Interbrew não possui qualquer tipo de participação, seja direta ou indireta, em empresas no Brasil e nos países do Mercosul.

"A operação resulta em concentração horizontal no mercado de cervejas. Após a operação, a participação conjunta das requerentes será de 67,001%, sendo 0,001% a participação da Interbrew no mercado brasileiro de cervejas", diz a nota divulgada hoje pela Seae.

Em abril deste ano, a empresa Primo Schincariol Industria de Cervejas e Refrigerantes S/A apresentou ao SBDC (Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência) um pedido de impugnação da operação.

A análise da Seae, segundo a nota divulgada hoje, foi que a operação submetida à apreciação do "SBDC não altera de forma significativa a estrutura do segmento analisado, não havendo como concluir que a mesma gera condições favoráveis ao exercício de poder de mercado".

O parecer divulgado pela Seae foi encaminhado à SDE (Secretaria de Direito Econômico) do Ministério da Justiça, para instruir o processo que analisa a aquisição de parte da Ambev pela empresa belga.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página