Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2004 - 21h24

Na Unctad, Mantega defende novos critérios para contabilizar superávit

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O ministro do Planejamento, Guido Mantega, voltou a pedir hoje novos critérios para a contabilização do superávit primário. Segundo ele, os gastos com obras de infra-estrutura deveriam ser excluídos do cálculo.

"Devemos encontrar outra fórmula para contabilizar os gastos com infra-estrutura. Se o superávit primário é necessário para equilibrar o orçamento, também é verdde que ele não pode impedir investimentos em infra-estrutura", disse ele hoje durante painel sobre "Desenvolvimento Econômico e Acumulação de Capital" na 11ª Unctad, em São Paulo.

Segundo ele, os maiores desafios para o crescimento sustentável na América Latina são a recuperação do investimento; redução da vulnerabilidade externa, e uma maior integração aos fluxos de comércio e de investimento.

"Precisamos retomar os investimentos. Sem investimentos, podemos ter um sulco de crescimento. Mas esse crescimento não se manterá, pois haverá um esgotamento da infra-estrutura", afirmou.

No entanto, Mantega afirmou que o crescimento precisa ocorrer com inclusão social e distribuição de renda. "Nos anos 80 tivemos um período de crescimento prolongado. Mas foi um crescimento desigual e que não promoveu inclusão social", disse Mantega.

Especial
  • Veja especial sobre a 11ª Reunião da Unctad
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página