Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2004 - 15h56

Vice-ministro chinês diz que país quer solução para soja do Brasil

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

O governo chinês pretende encontrar uma solução "o mais rápido possível" para o impasse sobre a importação da soja brasileira. A afirmação foi feita hoje pelo vice-ministro do Comércio da China, Yi Xiozhum.

O ministro chinês fez a declaração logo após encontro com o ministro do Desenvolvimento do Brasil, Luiz Fernando Furlan, durante a 11ª Unctad (Conferências das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), em São Paulo.

"Vamos encontrar uma solução o mais rápido possível. A China está disposta a aumentar o comércio de soja com o Brasil", disse.

Xiozhum afirmou que o embargo do produto brasileiro reflete uma preocupação apenas técnica e que deve ser solucionada durante os encontros que serão mantidos entre os representantes dos governos brasileiro e chinês nos próximos dias.

Embargo

A China acusa produtores e exportadores brasileiros de misturarem sementes contaminadas com fungicida e por isso tem recusado carregamentos oriundos do Brasil.

Ontem, a China divulgou uma lista com os nomes de mais 15 empresas brasileiras que terão seus produtos vetados no país.

Ao todo, segundo o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, já são 23 as exportadoras brasileiras prejudicadas medida chinesa.

Especial
  • Veja especial sobre a 11ª Reunião da Unctad
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a Unctad em SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página