Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2004 - 14h59

Bolsas européias caem puxadas por teles e juros nos EUA

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

As Bolsas da Europa fecharam em baixa nesta terça-feira. As ações da gigante alemã de telecomunicações Deutsche Telekom lideraram as baixas no setor.

Os investidores, no entanto, contiveram-se à espera da reunião do Fomc (o comitê de política monetária do Federal Reserve, o BC americano) na próxima semana.

Em Londres, o índice FTSE-100 fechou em baixa de 0,75%, com 4.468 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 fechou em baixa de 1,07%, com 3.700 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX fechou em baixa de 1,53%, com 3.928 pontos. O índice MIB, da Bolsa de Milão, fechou em baixa de 0,48%, com 20.923 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,9%, com 8.056 pontos.

Segundo operadores, a preocupação dos investidores de que uma alta agressiva de juros nos EUA para conter a inflação afete os lucros corporativos tem pesado no movimento dos negócios. O consenso entre os analistas é que o Federal Reserve (Fed, o BC americano) irá elevar sua taxa de juros (atualmente em 1% ao ano) em 0,25 pontos percentuais em sua reunião de política monetária, nos dias 29 e 30 deste mês.

O índice de confiança dos empresários na economia da Alemanha, apurado pelo instituto de pesquisas econômicas alemão ZEW (Centro Europeu de Pesquisas Econômicas), registrou alta pela primeira vez neste ano, com 47,4 pontos em junho. Em maio, o índice havia registrado 46,4 pontos. O resultado, no entanto, ficou abaixo da expectativa dos analistas (48 pontos).

O índice elaborado pelo instituto ZEW, com sede em Mannheim, é baseado em uma pesquisa feita com administradores de capitais e economistas em instituições financeiras a respeito de suas expectativas para os próximos seis meses.

Mercado de ações

As ações no setor de telecomunicações pesaram sobre as Bolsas européias hoje, com o acirramento da competição entre as empresas. As perdas ocorreram nos papéis da Vodafone (-2%), da Deutsche Telekom (-2,6%) e as da British Telecom (-2%).

O governo italiano aprovou hoje um empréstimo à companhia aérea Alitalia, como parte de um plano para evitar a falência. As ações da alemã Lufthansa e da British Airways também caíram.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página