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25/06/2004
-
17h21
ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio
A Petrobras e a BR Distribuidora decidiram comprar a Agip do Brasil (antiga Liquigás), até então uma empresa da gigante italiana Eni, que atuava na área de distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP), por US$ 450 milhões.
A Agip do Brasil é a terceira maior empresa do setor de GLP, com 21,4% de participação do mercado de GLP. Ela detém as marcas Liquigás, Novogás e Tropigás. Esta atrás apenas da Shv (Minasgás e Supergasbras) e da Ultragás.
Além do gás liquefeito, a Agip atua também na área de lubrificantes --em que tem 3% do mercado-- e no segmento de combustíveis.
Com a aquisição, a BR passará a contar com mais 1.600 postos, localizados em dez Estados do país. A Agip tem forte presença nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
A decisão foi tomada hoje por ambos os conselhos de administração, envolve a totalidade das ações da empresa, e marca a saída da gigante italiana Eni da área de distribuição no país. O conselho da Eni havia aprovado a venda na quarta-feira, em Roma.
Segundo comunicado da Petrobras, a decisão da italiana Eni de vender sua distribuidora no Brasil levou a Petrobras a adiantar seus planos de aumentar sua participação no mercado de GLP.
O principal motivo para a compra foram os planos da Petrobras de entrar no varejo da distribuição de gás de cozinha.
"A aquisição da Agip não somente atende ao objetivo de integração completa da cadeia de distribuição como demonstra a responsabilidade social da companhia, evitando a possibilidade de uma maior concentração no mercado de GLP, um bem essencial, voltado para as camadas da sociedade de baixa renda e reduzido poder de barganha", informou a Petrobras.
Desde o ano passado, quando começou a preparar seu plano estratégico para os próximos anos, a Petrobras tem defendido a necessidade de entrar no mercado de distribuição de gás. A empresa já detém o monopólio na produção e no transporte de gás liquefeito às distribuidoras.
Até a Ultragaz ter adquirido a Shell Gas, a empresa era a líder do mercado.
Em 2003, a Petrobras chegou a negociar a compra da Shell Gas, a distribuidora de GLP do grupo Shell, mas perdeu a corrida para a Ultragaz. Com a aquisição, a Ultragaz tornou-se a líder do mercado, com cerca de 24,5% de participação.
Para viabilizar a compra da Agip do Brasil, a Petrobras terá de se submeter aos órgãos de defesa ao consumidor.
Especial
Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre a compra da Agip pela Petrobras
Petrobras anuncia compra da Agip do Brasil por US$ 450 milhões
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da Folha Online, no Rio
A Petrobras e a BR Distribuidora decidiram comprar a Agip do Brasil (antiga Liquigás), até então uma empresa da gigante italiana Eni, que atuava na área de distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP), por US$ 450 milhões.
A Agip do Brasil é a terceira maior empresa do setor de GLP, com 21,4% de participação do mercado de GLP. Ela detém as marcas Liquigás, Novogás e Tropigás. Esta atrás apenas da Shv (Minasgás e Supergasbras) e da Ultragás.
Além do gás liquefeito, a Agip atua também na área de lubrificantes --em que tem 3% do mercado-- e no segmento de combustíveis.
Com a aquisição, a BR passará a contar com mais 1.600 postos, localizados em dez Estados do país. A Agip tem forte presença nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
A decisão foi tomada hoje por ambos os conselhos de administração, envolve a totalidade das ações da empresa, e marca a saída da gigante italiana Eni da área de distribuição no país. O conselho da Eni havia aprovado a venda na quarta-feira, em Roma.
Segundo comunicado da Petrobras, a decisão da italiana Eni de vender sua distribuidora no Brasil levou a Petrobras a adiantar seus planos de aumentar sua participação no mercado de GLP.
O principal motivo para a compra foram os planos da Petrobras de entrar no varejo da distribuição de gás de cozinha.
"A aquisição da Agip não somente atende ao objetivo de integração completa da cadeia de distribuição como demonstra a responsabilidade social da companhia, evitando a possibilidade de uma maior concentração no mercado de GLP, um bem essencial, voltado para as camadas da sociedade de baixa renda e reduzido poder de barganha", informou a Petrobras.
Desde o ano passado, quando começou a preparar seu plano estratégico para os próximos anos, a Petrobras tem defendido a necessidade de entrar no mercado de distribuição de gás. A empresa já detém o monopólio na produção e no transporte de gás liquefeito às distribuidoras.
Até a Ultragaz ter adquirido a Shell Gas, a empresa era a líder do mercado.
Em 2003, a Petrobras chegou a negociar a compra da Shell Gas, a distribuidora de GLP do grupo Shell, mas perdeu a corrida para a Ultragaz. Com a aquisição, a Ultragaz tornou-se a líder do mercado, com cerca de 24,5% de participação.
Para viabilizar a compra da Agip do Brasil, a Petrobras terá de se submeter aos órgãos de defesa ao consumidor.
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